“Não Vale a Pena”

Sem títuloHoje, quando se comemora o Dia Mundial da Água (22), compartilhamos em primeira mão o vídeo documentário “Não Vale a Pena” (36 min, 2016), um dos resultados do projeto “Água Vale Mais que Minério no Quadrilátero Ferrífero-Aquífero, Minas Gerais”, que contou com recursos do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

O vídeo documentário, assim como o dossiê-denúncia que será lançado em breve, representam um esforço coletivo com vistas à denúncia das violações de direitos pela mineração a partir das perdas e sofrimentos causados pela destruição das águas, como também um manifesto de indignação frente às seguidas tragédias, crimes e omissões na operação e no licenciamento ambiental de empreendimentos do setor.

Sabemos que nenhum material pode transmitir a magnitude do que cada um de vocês viveu e ainda vive, ora sendo atingido e ameaçado ora sendo militante, liderança, ambientalista ou solidário. Se as “feridas em chaga” na paisagem causadas pela mineração falassem, dialogariam com as pessoas dilaceradas em suas lembranças dos processos de perdas e impactos em suas vidas e lugares. São testemunhos vivos de como esta atividade econômica amputa territórios, o presente e o futuro de populações. É crescente a apreensão sobre a irreversibilidade das transformações ecológicas e sociais deflagradas pela mineração.

Link de “Não Vale a Pena”: https://youtu.be/_hu9Sb3yYKY

(Para assistir com a legenda das falas em espanhol, clicar no símbolo “detalhes”, no canto direito inferior da tela de exibição, e acionar a legenda ESPANHOL – AMERICA LATINA)

Equipe do projeto:

Frederico Siman

Pedro de Filippis

Vinícius Papatella

Pedro Nogueira

Graciella

Teca

Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM)

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.