6 anos de Desastre: roda de conversa GESTA e atingidos pela Barragem de Fundão

 

GESTA na II Jornada de Direitos Humanos

 

Após seis anos do rompimento da barragem de Fundão, sob responsabilidade das empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, a gestão do desastre é acompanhada por sucessivas violações de direitos das comunidades atingidas. Ao longo da bacia do Rio Doce, a maior parte dos territórios aguarda a contratação e implantação das assessorias técnicas aos atingidos. A espera se soma à insegurança no tocante à reconstituição dos modos de vida tendo em vista as disputas acerca da contaminação do ambiente e o atraso na execução dos reassentamentos.

  opção 4

 

A atividade tem como objetivo constituir um espaço de debate e reflexão que reúna lideranças das Comissões de Atingidos de Mariana e Barra Longa além de pesquisadores do GESTA para discutir os encaminhamentos institucionais selecionados e os desafios colocados às vítimas. Pretende também contribuir para a visibilização da experiência atual do desastre na perspectiva dos atingidos, em especial, a perpetuidade das violações de direitos no interior da própria gestão da reparação.

 

Participantes:

Simone Silva (Comissão de Atingidos de Barra Longa)

Marino D’Angelo

Luzia Narazé Motta Queiroz

Expedito Silva (Caé)

(Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão – CABF)

 

A mesa será realizada no dia 09 de dezembro às 18:00 horas, pelo canal do GESTA no YouTube.

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.