84ª Reunião Ordinária no dia 21/07/2014 da SUPRAM Jequitinhonha poderá aprovar Licença Prévia para cava de mineração da empresa Manabi

Na próxima segunda feira (21/07) mais um empreendimento minerário poderá ser aprovado na bacia do Rio Santo Antonio. Dessa vez o município atingido será Morro do Pilar, entretanto a obra irá afetar toda a bacia do Doce.

Tudo indica que a celeridade da busca pela Licença Prévia ocorreu devido às recentes movimentações de resistência ao empreendimento do mineroduto,  exemplo dos seminários em João Monlevade e Açucena no primeiro semestre de 2014.

Visto que o licenciamento ambiental do mineroduto junto ao IBAMA acabou por ser midiatizado a partir da resistência criada no município de Açucena pela prefeitura local,  a empresa Manabi, aparentemente, adotou a estratégia de buscar primeiramente a Licença Prévia da cava junto ao Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (COPAM).

A sede da URC está localizada no município de Diamantina/ MG e a reunião ocorrerá a partir das 13:30 no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal – Rua da Glória, 394, Centro.

Segue abaixo o item 5.1 da Pauta da 84ª Reunião Ordinária a ser realizada no dia 21/07/2014, que irá ocorrer na Unidade Regional Colegiada (URC) – Jequitinhonha.

5.1 Morro do Pilar Minerais S.A. – Mineroduto, aterro para resíduos não perigosos classe II de origem industrial, barragem de contenção de rejeitos / resíduos, correias transportadoras, diques de proteção de margens de curso d água, estradas para transporte de minério / estéril, lavra a céu aberto com tratamento a úmido – minério de ferro, obras de infra-estrutura (pátios de resíduos e produtos e oficinas), pilhas de rejeito / estéril, postos revendedores, postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas e postos, subestação de energia elétrica, tratamento de água para abastecimento, tratamento de esgotos sanitários, unidade de tratamento de minerais UTM, viveiro de produção de mudas de espécie agrícolas, florestais e ornamentais – Morro do Pilar/MG

- PA/No. 02402/2012/001/2012 – Classe 6. Apresentação: Supram JEQ.

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.