A gestão das UCs na mira dos negócios verdes – Webinários da ABA

A efetivação de concessões para a iniciativa privada gerir Unidades de Conservação (UCs) no Brasil é alarmante! O recente Decreto Nº 10.673, publicado em abril deste ano, dispõe sobre a qualificação de nove UCs de proteção integral, todas elas com problemas de regularização fundiária e sobreposição a terras tradicionalmente ocupadas por comunidades tradicionais, quilombolas e povos indígenas.

Tais concessões têm violado o direito desses grupos à consulta prévia, livre e informada, e evidenciam o papel do Estado brasileiro na execução de uma política abertamente contrária aos povos e comunidades tradicionais. Além da sobreposição territorial, esses grupos enfrentam outros conflitos decorrentes da ação de madeireiros, pecuaristas, especuladores imobiliários, entre outros agentes, sobre seus territórios e áreas protegidas.
WhatsApp Image 2021-06-08 at 00.05.47
O webinário “A gestão das UCs na mira dos negócios verdes”, que será realizado amanhã, 09/06, reunirá pesquisadores, representantes de entidades civis e do Estado para discutir sobre os efeitos do Decreto para as comunidades locais e as relações de conservação ambiental. Será transmitido a partir das 15:30h no canal da TV ABA no YouTube. Não percam!

acessem pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=jddtF9fJTxc

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.