CAROLINA HERRMANN RECEBE O TÍTULO DE DOUTORA PÓSTUMA PELA UFMG

No dia 26 de fevereiro de 2015 estava marcada a defesa do doutorado da nossa querida companheira Carolina Herrmann. Um trabalho lindo, intitulado: – “O espaço da resistência na Serra do Gandarela: instrumentos, contraposições e a necessária utopia” – na Escola de Arquitetura, no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Universidade Federal de Minas Gerais.

Infelizmente ela foi vítima de um acidente fatal no último dia 13, aos 34 anos. Mas ela trabalhara com tanto afinco, com tanta determinação na pesquisa e na redação de sua tese, que seu orientador, a coordenação do programa de pós graduação e amigos de Carolina não achavam justo que ela não recebesse o título de doutora e que sua tese se perdesse.

Conseguiram então que a defesa fosse realizada, e que ela recebesse o título póstumo de doutora. A sessão de defesa aconteceu nesta tarde. Seu orientador , Roberto Monte-Mór defendeu sua tese, a banca fez algumas críticas construtivas e todos foram unânimes em afirmar a excelência de sua tese e a necessidade que este trabalho seja publicado.

Estamos todos emocionados, pois sabemos que o trabalho de Carol não será em vão. Muitas pessoas se beneficiarão de suas pesquisas, que serão publicadas em breve.

Nós do Comitê, que estamos representados na defesa de Carol por membros residentes em Minas e pelo Movimento Gandarela nos enchemos de orgulho pelo reconhecimento de todo trabalho e de toda luta de Carol.
Seu trabalho foi muito maior do que o acadêmico, ela implantou em cada atingido a certeza que temos sim o direito DE DIZER NÃO À MINERAÇÃO, foi uma das articuladoras na formação do Comitê e teve contribuição fundamental na constituição dos 7 pontos que brigamos para que sejam incluídos no novo texto do Código da Mineração.

Neste momento, estão sendo prestadas homenagens pelos amigos do Movimento Gandarela e Amigos da Terra. Muitos amigos também levaram flores em gratidão à Carol.

Segue em paz nossa guerreira, agora doutora! Nós continuaremos lutando em seu nome também!

Forte abraço,
Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração