COMUNIDADE IMPACTADA PELO MINERODUTO MINAS-RIO INTERROMPE TRANSITO MG-10

.
Na última segunda-feira, dia 13 de outubro de 2014, a comunidade do Turco (zona rural de Conceição do Mato Dentro) interrompeu o trânsito da rodovia MG-10, em protesto contra os impactos dos testes do mineroduto do Projeto Minas-Rio (Anglo American-EIG), que vêm ocasionando tremores e rachaduras nas residências próximas à tubulação.
De acordo com representantes da comunidade, a vibração e tremores do mineroduto estão causando a queda de partes das estruturas das casas, danos a utensílios domésticos dispostos em móveis e prateleiras, especialmente no período noturno e finais de semana, quando nos últimos dias a maior parte dos testes ocorreram, assustando os moradores locais.Nas ocasiões dos testes do bombeamento, além do pânico gerado pelo tremor e abalos nas estruturas das casas, o barulho ensurdecedor do mineroduto impediu o repouso e sossego até mesmo daqueles não residentes tão próximos às estruturas do mineroduto, sendo boa parte desta população composta por idosos, grupos vulneráveis e de proteção especial.

Esta operação é mais um impacto não identificado e informado nos questionados estudos de impactos ambientais apresentados pelo famigerado Projeto Minas-Rio, empreendimento notabilizado pelo caos e destruição causados por onde tem passado.

Solicitamos uma vistoria conjunta realizada com a participação das comunidades envolvidas, do IBAMA, do Ministério Público Federal e Estadual e pelos órgão de fiscalização e controle ambiental do Estado, da União e do Município envolvido. Esperamos que a fiscalização solicitada, não seja, como de outras vezes, somente acompanhada pelos representantes e portadores das versões da empresa responsável pelos impactos que tanta indignação tem despertado na população que acompanha o desenrolar deste projeto.

REAJA e pela Articulação da Bacia do Rio Santo Antonio
unnamed (1) unnamed (2) unnamed

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.