Contaminação de ovos de galinha com dioxinas, furanos e PCB`s em Barroso, Minas Gerais.

Numa análise de ovos de galinhas da cidade de Barroso – Minas Gerais, foram encontrados altos níveis de contaminação de dioxinas e PCBs. Estas substâncias são altamente tóxicas e podem provocar graves danos à saúde humana e ao meio ambiente. Elas fazem parte do grupo de poluentes orgânicos persistentes (POP`s), são de produção não-intencional, porque se formam como sub-produtos involuntários em certos processos industriais e de combustão. O Convênio de Estocolmo (do qual o Brasil é assinante) tem como objetivo minimizar e, se possível, eliminar os poluentes orgânicos persistentes (POP`s).

Os ovos de galinha foram escolhidos para análise por ser um elemento comum da dieta elementar e porque seu conteúdo gorduroso é apropriado para se fazer o monitoramento de contaminantes químicos solúveis em gordura, como os POP`s de produção não intencional.

Os ovos analisados foram colhidos no centro de Barroso, precisamente em maio de 2014. As galinhas destes ovos vivem soltas no galinheiro com chão de terra, se alimentam de milho, verduras, insetos e outros organismos. Isto faz com que os ovos sejam um bio-indicador ideal e útil para analisar a contaminação dos alimentos e do meio ambiente. Infelizmente no Brasil este tipo de análise quase nunca é realizado, apesar de ser um método simples e barato de se obter dados concretos sobre a contaminação de POP`s.

Há quase vinte anos a cimenteira multinacional suíça Holcim S.A. Barroso, vem incinerando resíduos perigosos, (ver anexo 1) no seu forno de cimento. Infelizmente esta lista não é completa, porque há mais de dez anos a cimenteira e a Prefeitura Municipal de Barroso recusam a apresentar uma lista completa dos resíduos incinerados em Barroso.

Em setembro de 2006, o cimento barrosense foi analisado na Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, onde foi detectado contaminação de cádmio.

Em maio de 2014, a atual vice-coordenadora da ODESC (Organização de Desenvolvimento sustentável e Comunitário), Valéria Nacif, levou para a Holanda dois ovos de galinhas do centro de Barroso para ser analisados no RIKILT (Instituto Holandês para a Segurança Alimentar). O instituto é especializado na detecção, identificação, funcionalidade e eficácia (potencialmente prejudicial) de substâncias em alimentos e rações e especialista em análise de dioxinas e furanos.

Nos ovos de Barroso foram encontrados altos níveis de dioxinas, furanos,e pcb`s, respectivamente: 1.8 pg TEQ/grama de gordura, 3.3 pg TEQ/grama de gordura e NDL-PCBs 6.4 ng/grama de gordura. (veja anexo 3). Os cientistas da IPEN (Rede Internacional para a Eliminação de POP`s), os quais seguem as normas européias e da Organização Mundial de Saúde, dizem que os níveis para entrar em ação são:dioxinas 1.75 pg WHO-TEQ/grama de gordura, dl-PCB`s 1.75 WHO-TEQ/grama de gordura* Com relação a esses limites, o resultado não ultrapassa os níveis máximos, mas excede o nível de ação da UE em matéria de dioxinas.

* EU action level pg WHO-TEQ/g fat: 1.75 dioxins, 1.75 dl-PCBs
EU maximum level pg WHO-TEQ/g fat: 2.5 dioxins, 5 dioxins+dl-PCBs

O padrão de contaminação detectada nos ovos de Barroso está relacionado diretamente à incineração em Barroso, o qual está profundamente sendo absorvido pela cadeia alimentar. É’ urgentemente necessário conseguir mais informações sobre as emissões de metais pesados, p.ex. chumbo, mercúrio, cádmio,etc. aos quais os barrosenses também estão expostos.”, segundo o toxicólogo holândes Martin van Berg, da Universidade de Utreque, ao analisar o resultado. Melhores análises de dioxinas, furanos,etc são também, segundo ele, necessárias, já que o Brasil apresenta dois tipos de estações bem definadas, a seca e a chuvosa. O fato de os ovos terem sido coletados no fim do período chuvoso pode alterar o resultado, já que a terra é totalmente lavada no periodo de setembro a março.

Estes dados tem implicações para as políticas nacionais e internacionais relacionadas à produção não intencional de POP`s, já que o objetivo da Convenção de Estocolmo é minimizar/eliminar os POP`s.

As recomendações dos cientistas acima citados é de que estes resultados da análise dos ovos de Barroso deveriam servir como um alerta para as instituições públicas. A ODESC espera que elas tomem as devidas medidas e precauções.

Fonte:http://www.incineradornao.net/2014/08/contaminacao-de-ovos-de-galinha-com-dioxinas-furanos-e-pcbs-em-barroso-minas-gerais/

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.