Convite para defesa pública de dissertação (dia 14/12)

Convidamos a todas e todos para a defesa pública da dissertação “A reconstrução da vida interrompida pelo desastre no Rio Doce: O processo de reassentamento da comunidade de Paracatu de Baixo, Mariana/MG”, da aluna Maryellen Milena de Lima no dia 14/12/22, às 14h. Será realizada de forma híbrida, no Auditório Carangola, no primeiro andar da FAFICH (Campus Pampulha) e através do Google meet (interessados(as) favor solicitar o link para a reunião virtual).

A maioria das famílias que sofreram deslocamento compulsório em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, está vivendo no centro urbano de Mariana. Essa é a situação vivenciada pelos moradores da comunidade de Paracatu de Baixo. A “vida provisória” é marcada pela luta para a recomposição das suas vidas e ocorre em meio a espera, incerteza e resistência. O objetivo geral da pesquisa é compreender como o tema reassentamento foi tratado desde os primeiros acordos, com destaque para as disputas em torno da reconstrução a partir das reivindicações dos moradores de Paracatu de Baixo pautadas pelo modo de vida constituído no antigo território. Tendo em vista que o processo de reparação já dura sete anos, ao longo da dissertação é demonstrado que a reconstrução da vida interrompida pelo desastre no rio Doce envolve um doloroso processo de perdas, rupturas, transformações, aprendizados, luta, mobilização, negociação e também o esperançar por um futuro que possibilite o recomeço para Paracatu de Baixo

WhatsApp Image 2022-12-12 at 14.49.15.

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.