David Harvey defende formas democráticas de decisão no espaço urbano

Redação O POVO Online com informações de Rômulo Costa

DavidHarleydefendeformasdemocrticasdedecisonoespaourbano

O geógrafo britânico David Harvey, autor do livro “Cidades Rebeldes”, falou sobre protestos e alternativas urbanas na conferência realizada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), na noite desta segunda-feira, 17. Durante a palestra na Concha Acústica, intitulada “Direitos à Cidade e Resistências Urbanas”, ele defendeu uma solução anticapitalista.

“Estamos vivendo aparatos que criminalizam os protestos que querem uma alternativa urbana. O que esta acontecendo agora é insano, e a única alternativa é a solução anticapitalista”, pontuou. Fazendo uma breve contextualização do capitalismo em diferentes países, David afirmou que o Brasil só resistiu à crise internacional devido aos programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida (MCMV).

 

“As cidades atualmente não servem para as pessoas, não são pensadas para elas e sim para a produção do capital”, detalhou, lembrando a especulação imobiliária. Para ele, o “o sistema de marcado tira o acesso a serviços necessários e não tem condição de diminuir a pobreza”. 

Assim, destacou valores de uso no lugar de valores de troca. “Se o capital não tem capacidade de oferecer o que as pessoas precisam, ele deve sair. Por isso as decisões devem ser tomadas de forma democrática”, concluiu Harvey.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/11/17/noticiafortaleza,3349569/david-harvey-defende-formas-democraticas-de-decisao-no-espaco-urbano.shtml

 

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.