Defesa da tese: “UMA ETNOGRAFIA DE VIDA ENTRE MUNDOS: memórias, resistência e autonomia no Território Pataxó Barra Velha”

 

Gesta convida para a defesa da dissertação do Mestrando Alessandro Santos da Cruz, intitulada:  “UMA ETNOGRAFIA DE VIDA ENTRE MUNDOS: memórias, resistência e autonomia no Território Pataxó Barra Velha”.

Essa pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com objetivo de contar parte da história do povo Pataxó da aldeia Barra Velha, localizada no município de Porto Seguro -BA, e também da luta pelo reconhecimento da Terra Indígena Pataxó. Busco valorizar a memória e a história dos anciãos e anciãs Pataxó, através das entrevistas é narrada a luta pelo território de ancestralidade e atual. A partir desse trabalho dialogado com experiências do meu convívio de vida com os anciãos, com lideranças e uma nova forma de demarcar o território com mais autonomia, propõe pensar que é possível a transformação e manutenção das relações com o outro e com o território. Nesse sentido, é necessário fazer a autodemarcação do território de ancestralidade, garantindo território, sonhando e promovendo autonomia no domínio e gestão das terras Pataxó. Os jovens podem e devem ter um protagonismo na defesa e na luta pelo território da T.I Barra Velha, uma vez que vários anciãos e lideranças resistiram para garantir a terra que temos hoje. Compete a nós entendermos como funciona essa luta, e buscarmos subsídios necessários para garantir a nossa liberdade de vida e com isso uma vida digna dentro das nossas próprias terras, usufruindo do nosso jeito e organização o que é nosso de direito ancestral e constitucional.

Data : 27/04/2022 – Quarta-feira

Horário: 14:00hs

Local: Auditório Carangola – 1° andar do Prédio da FAFICH/UFMG (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte/MG)

Link para assistir online: Defesa Alessandro Santos

Cartaz_Defesa_Alessandro Santos

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.