Entenda os prejuízos causados pelos projetos de REDD tanto para comunidades tradicionais como para o meio ambiente

A cartilha desenvolvida pelo Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM) alerta as comunidades tradicionais sobre os graves problemas que um projeto REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) costuma causar para os sujeitos envolvidos. O material traz informações sobre como as comunidades são atingidas por essa medida, que diz proteger o meio ambiente, quando na verdade, é apenas mais uma meio para que as grandes corporações internacionais continuem a degradar outros ambientes pelo mundo. Digamos que reservar parte de uma floresta tropical para um projeto REDD dá créditos de carbono para que as ações nocivas de grandes indústrias possam continuar a existir, uma espécie de medida “compensatória”. Enquanto isso, as comunidades tradicionais, que dependem do meio ambiente para manterem seu modo de vida e sua existência, são prejudicadas com a chegada desses projetos. Logo esses grupos que são os verdadeiros protetores da natureza.

Entenda melhor essa dinâmica acessando a Cartilha “10 alertas sobre REDD para as comunidades”, fundamental tanto para as comunidades tradicionais como para a sociedade que acredita em um modelo mais justo de desenvolvimento:

http://www.cppnac.org.br/wp-content/uploads/2014/08/Cartilha-10-Alertas-sobre-REDD-para-as-Comunidades.pdf

Cartilha REDD imagem

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.