ESTADO PERMITE QUE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO (MG) SEJA ZONA DE SACRIFÍCIO – CENÁRIO PERMANENTE DE INJUSTIÇA E VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS .

Novamente, ANGLO AMERICAN MANDA E ESTADO OBEDECE.

Mineradora Anglo American cumpre ameaça feita publicamente de despejo de famílias remanescentes de quilombolas em Conceição do Mato Dentro.

O reforço policial para cumprir liminar de reintegração de posse ilegítima, obtida por meio de decisão de “plantão judiciário” de comarca distinta daquela em que tramita o processo, está a caminho da cidade, de acordo com Informação chegou ao conhecimento do movimento Reaja [Rede de Articulação e Justiça Ambiental dos Atingidos pelo Projeto Minas-Rio] na noite desta segunda-feira.

A ação de despejo visa retirar integrantes da família Pimenta, da propriedade  imóvel que possuem há várias gerações. Embora tenham a documentaçao da propriedade do imovel, a Anglo American tem tratado como suas as terras dos Pimenta, após negociar parte da área com membros da família que nao tinham delegação do espólio para a negociação  e tampouco detinham posse de toda a área.

Entre vítimas do despejo, uma senhora octogenária e em situação de alta vulnerabilidade social, devido à idade e a presença de dependentes com deficiências físicas e mentais.

A decisão liminar do  plantão judiciário da Comarca de Serro, foi tomada em desconsideraçao às questões e ao drama social, marcados por aumento da criminalidade e fragmentação de comunidades desde a chegada do projeto Minas-Rio à região.

Conceição do Mato Dentro parece ter sido escolhida como ZONA DE SACRIFÍCIO do povo mineiro.  Na última semana, além da ação violenta de bandidos que  assaltaram a agência dos  Correios e  explodiram caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal no município, dois homicídios chocaram a cidade que teve o efetivo da polícia militar reduzido no período coincidente com o afluxo populacional ampliado pelo projeto criado por Eike Batista.

A ausência de qualquer esforço do governo do Estado para controlar os crimes em sequência que assolam o município muda totalmente de figura quando o reforço policial é solicitado pela mineradora ANGLO AMERICAN para fazer cumprir  decisões liminares de despejo.

A cidade que vem sendo cenário de crimes  ambientais e sociais, e de violaçoes de direitos humanos – o maior flagrante de tráfico humano e trabalho em condições análogas à de escravo; a interrupção de caminhos e do direito de ir e vir; a contaminação, soterramento e assoreamento de nascentes e cursos d’agua que resultaram em mortandade de peixes e intervençao nas condicões de vida de várias comunidades rurais – também é cenário da omissão aparentemente planejada do GOVERNO EDTADUAL, para  PERMITIR a interdição de escolas públicas, cadeias e hospitais, deixando os munícipes como reféns da vontade e do poderio da mineradora ANGLO AMERICAN.

SERÁ QUE O GOVERNO VAI  PROMOVER O REFORÇO POLICIAL EM CONCEIÇÃO APENAS PARA  MASSACRAR  AS MAIORES VÍTIMAS DA SUA OMISSÃO?

Solicitamos às autoridades do Poder Público Estadual que sejam tomadas as medidas imediatas e urgentes para impedir que  mais mais esta violação de direitos humanos seja  praticada pela mineradora ANGLO AMERICAN.

ASSINA  ESTA NOTA: REAJA – REDE DE ARTICULAÇÃO E JUSTIÇA DOS ATINGIDOS PELO EMPREENDIMENTO MINAS RIO

conceicao