INCÊNDIO NA MATA DO PLANALTO NO DIA DA ABERTURA DAS OLIMPÍADAS: UM DOS TEMAS FOI A PRESERVAÇÃO DO PLANETA

 

13934731_1815938045305194_1430609356146502603_n

.

Depois de uma semana do incêndio que consumiu parte da vegetação do Parque do Planalto, na tarde dessa sexta-feira, 05, o fogo devastou uma área da Mata do Planalto, localizada no bairro Planalto, Belo Horizonte. Em um momento que todo mundo, aproximadamente 3 bilhões de pessoas assistiam a um espetáculo na abertura da Olímpiada 2016, cujo tema foi a preservação do planeta, um suposto crime pretendia destruir uma mata inteira com toda sua biodiversidade.

Os moradores do entorno da mata acreditam que o incêndio foi criminoso, conforme depoimentos gravados em vídeo. O fogo exterminou ninhos de pássaros e diversos répteis, entre outras espécies da fauna e da flora.  O incêndio começou por volta das 16 horas e foi até tarde da noite com o trabalho do Corpo de Bombeiros para eliminar alguns focos restantes. Os moradores relatam que viram um homem ateando fogo na mata na parte da Rua Bacuraus e se debandando do local após o crime. O incêndio se alastrou e atingiu a vegetação próxima à Granja Verde, um condomínio próximo à área.

De acordo com a presidente da Associação Comunitária do Planalto e Adjacências, Magali Ferraz Trindade, os dois supostos crimes serão apurados e as provas   encaminhadas para o Ministério Público Estadual. Já foram registrados Boletim de Ocorrência na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. A luta pela preservação da Mata do Planalto já se estende por sete anos. São 200 mil m2 de bioma de Mata Atlântica, mais de 20 nascentes e espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

Alguns moradores presentes no local ontem disseram que houve uma revoada de pássaros na hora que o fogo começou e ainda não dá para mensurar o grau da tragédia para as espécies que habitam o local. Os moradores possuem duas ações civis públicas na Justiça, uma do Ministério Público Estadual e outra da Defensoria Pública e uma ação popular. Já realizaram diversas passeatas e audiências públicas. Um processo no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) pretende licenciar para a Construtora Direcional construir na área empreendimento com 16 prédios, 16 andares, totalizando 760 apartamentos.

Em comentários no face na página salve a mata do planalto moradores da cidade exigem que a Polícia Civil e o Ministério Público apurem os supostos crimes contra o Parque do Planalto e a Mata do Planalto. “A Mata do Planalto é sagrada, é moradia de milhões de seres vivos, e por isso não pode ser tocada”, disse Frei Gilvander da Pastoral da Terra. Muitos moradores acreditam que está ocorrendo uma perseguição contra o movimento pela preservação da Mata do Planalto e quem cometeu esse crime está ao lado da Construtora Direcional, do Comam e da Prefeitura de Belo Horizonte, que insistem em devastar a Mata do Planalto.

Movimento Salve a Mata do Planalto

08 de agosto 2016

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.