Movimento Gandarela alerta a Copasa em reunião

Integrantes do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela se reuniram no dia 8 de abril com a Diretora Presidente da COPASA, Sinara Meireles, e dois assessores. Houve uma apresentação técnica completa sobre a importância da preservação da região da Serra do Gandarela para o abastecimento de água, não só da Região Metropolitana de Belo Horizonte como dos municípios de Barão de Cocais e Santa Bárbara, onde a concessionária também é responsável pelo abastecimento.

Também foi exposta a importância estratégica do Ribeirão da Prata, pela sua proximidade à captação de Bela Fama, da qual dista menos de 6 km e pela possibilidade de o mesmo abastecer Raposos e suprir a COPASA de água para a região metropolitana diante do colapso do Sistema Integrado Paraopeba (Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores).

O Movimento também abordou o papel da COPASA junto aos seus acionistas, já que sua atividade fim depende de garantir a água para o abastecimento, assim como as perspectivas econômicas para o Estado com a proteção integral da Serra do Gandarela (Parque Nacional com limites adequados e a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS).

Na oportunidade ainda foi levada à COPASA a preocupação com os planos do governo em curso para solucionar a grave crise hídrica (porque não contemplam uma correta visão de gestão das águas das Bacias Hidrográficas dos rios das Velhas e Paraopeba), a irresponsabilidade na concessão de outorgas por parte do IGAM (que, assim, não cumpre seu papel como órgão gestor), a inviabilidade do Rio Taquaraçu ser a solução como nova captação da COPASA para abastecimento da RMBH (distante 25 km, com uma bacia com pequena área e muito poluído com esgotos e resíduos) e a grave possibilidade de implantação de uma mega barragem de rejeitos, da Vale (ampliação do Complexo Vargem Grande), na área da Fazenda Velha, em Rio Acima, a 1000 metros do Rio das Velhas e acima da captação da COPASA em Bela Fama, colocando em risco o principal sistema de abastecimento da RMBH.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Copasa e ex-Prefeito de Rio Acima, Antonio César Pires de Miranda Júnior, e o jornalista Geraldo Elísio.

copasa

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.