NOTA EM DEFESA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA

O GESTA – Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG declara seu apoio à nota abaixo, divulgada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

aba

“O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão de 14 de julho de 2016, vem manifestar seu total apoio à Associação Brasileira de Antropologia (ABA), que, como outras importantes organizações da sociedade civil, acaba de ter a quebra de seu sigilo fiscal e bancário determinada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída em 28/10/2015 para “investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na demarcação de terras indígenas e de remanescentes de quilombos”.

Lembramos que a ABA foi fundada em 1953 nas dependências do Museu Nacional da UFRJ. A referida CPI tem sido marcada por atos que visam à criminalização das atividades dos organismos civis que defendem os direitos humanos de povos indígenas e quilombolas, notadamente no que diz respeito a seus direitos territoriais e étnicos. Tal fato tem sido posto em evidência pela própria ABA e por outras associações científicas, como a SBPC – o que certamente suscita a presente investida da CPI.

A comunidade acadêmica não pode deixar de se pronunciar frente a essa clara tentativa de intimidação e cerceamento tanto das atividades acadêmicas de nossos colegas antropólogos – muitos dos quais pertencentes às universidades federais, como é o caso do atual presidente da ABA, o professor da UFRJ Antônio Carlos de Souza Lima – quanto dos compromissos éticos que têm com as populações com que trabalham. Entendemos que a ação dirigida contra a Associação Brasileira de Antropologia e outros organismos civis se insere em um quadro mais amplo de ameaça aos direitos das populações indígenas e quilombolas.

Em lugar de fortalecer os direitos estabelecidos na Constituição Federal e defender sua plena implementação, a investigação promovida pela CPI demonstra estar tomando a direção contrária. Suas consequências, portanto, são nefastas para todos os que acreditamos na importância e urgência de trabalhar por uma sociedade mais plural e democrática.”

Prof. Roberto Leher

Reitor