Nota sobre o desastre ambiental em Santo Antônio do Grama – MG

mineroduto-em-Santo-Antônio-do-Grama

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Via Arquidiocese de Mariana


“Temos que construir uma economia na qual o bem das pessoas, e não o dinheiro, seja o centro” Papa Francisco

A Comissão para o Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana (Arquidiocese de Mariana e Dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano), no momento em que prepara a 3ª Romaria das Águas e da Terra, que acontecerá em Ponte Nova – MG, no dia 03 de junho próximo, vem denunciar o desrespeito à vida e ao meio ambiente, após o segundo vazamento, em menos de um mês, no mineroduto da Anglo American, em Santo Antônio do Grama-MG, no território da Arquidiocese de Mariana.

O primeiro vazamento, ocorrido em 12 de março de 2018, despejou 300 toneladas de minério, água e produtos químicos no rio, interrompendo o fornecimento de água na cidade e nas comunidades. Já o segundo vazamento, no dia 29 de março, foram despejadas mais 650 toneladas, nas mesmas condições de degradação, atingindo centenas de famílias e afetando gravemente o equilíbrio ambiental da região.

Sob o pretexto da mitigação dos danos provocados, a mineradora tem minimizado o tamanho dos seus impactos, somados a outros crimes que vem sendo cometidos por outras mineradoras, como o crime socioambiental de responsabilidade da Samarco, Vale e BHP Billinton, na Bacia do Rio Doce. Não podemos nos calar diante de tamanha agressão à vida e ao meio ambiente.

Junto com os Movimentos Populares e as Comissões para o Meio Ambiente das dioceses desta Província Eclesiástica, denunciamos mais esse crime ambiental, de inteira responsabilidade da mineradora Anglo American, e exigimos a apuração imediata dos impactos e a completa recuperação dos danos causados por esses vazamentos.

Na preparação da 3ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, intensificamos as ações em favor da vida, em todas as suas dimensões e expressões, e reafirmamos o compromisso de lutar pela efetiva reparação dos desastres socioambientais causados pelas empresas mineradoras, que afetam gravemente nossa região.

Ponte Nova, 21 de abril de 2018.

Comissão para o Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana

Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce

 
* Editado por Gabriel Lopo

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.