Quintas de Antropologia com Gesta!

UM CONVITE À BOA FÉ: Novas modalidades de silenciamento de (r)existências num lugar chamado Minas Gerais

Nesta edição do Quintas de Antropologia com o GESTA, temos o prazer de receber Ana Beatriz Vianna Mendes, que é mãe de Francisco e de Teresa, professora de Antropologia na UFMG e pesquisadora do Gesta, formada em Ciências Sociais (Unicamp), mestre em Antropologia Social (UFSC) e doutora em Ambiente & Sociedade (Unicamp). Trabalha com conflitos envolvendo áreas protegidas e povos tradicionais. Fez pesquisas na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica e busca contribuir para a garantia do direito à existência e dos modos de vida sociobiodiversos do país.

Nesta exposição, ela apresentará a luta pela construção do Termo de Compromisso entre famílias do Retiro e o Parque Nacional da Serra do Cipó, além de refletir sobre as condições de possibilidade de consulta livre, prévia e informada aos povos e comunidades tradicionais do Brasil. Discutirá, em especial, as condições propostas pela Resolução Conjunta Sedese/Semad número 1 (05/04/2022), que tem como objetivo regular essa consulta no Estado de Minas Gerais.

Data: 27/04/2023
Horário: 16h
Local: Auditório Carangola – FAFICH/UFMG

Inscrições clicando aqui.

IMG-20230417-WA0005(1)

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.