Rio Santo Antônio está com ferro acima da quantidade tolerada

Após a mortandade de peixes ocorrida na Bacia do Rio Santo Antônio no último mês de maio, amostras de água avaliadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Copasa apontam uma quantidade de Ferro acima da tolerada pela Resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Já os peixes coletados foram encaminhados pela Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf) a um laboratório particular e as amostras não apresentaram contaminação por agrotóxicos, hipótese investigada na época pela Polícia do Meio Ambiente local. Ferros foi o município mais afetado ao longo da bacia. Também foi registrada morte de peixes em Carmésia, no Rio do Peixe, afluente do Santo Antônio.

A Addaf também encaminhou denúncia ao Ministério Público e foi convocada a colaborar nas investigações. “As análises iniciais feitas pela Funed e pela Copasa não podem ser consideradas conclusivas, pois não levaram em conta parâmetros que podem determinar mortandade de peixes. Diante disso, o Ministério Público solicitou à Copasa exames para avaliar o nível de matéria orgânica na água e a quantidade de oxigênio dela. Também foram pedidos exames para medir o PH da água e se há quantidades significativas de amônia nela, pois o produto associado a um determinado PH pode causar morte de peixes”, diz Tereza Cristina Silveira, vice-presidente da Addaf.

De acordo com o técnico representante da Copasa no município, Flávio Teixeira, o órgão já foi notificado pelo Ministério Público e as providências estão sendo tomadas. “Uma nova coleta de água foi feita no último dia 1º de julho e os resultados devem ser conhecidos em 15 dias, contados a partir da coleta”.

Desde os primeiros peixes mortos encontrados, a população vem sendo orientada pela Prefeitura de Ferros a não se banhar nas águas do rio e nem consumir peixes pescados nele.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Elísio de Oliveira, foram tomadas todas as medidas necessárias. “Solicitamos ao Ministério Público que nos apoie nas investigações para descobrir a quem cabe a responsabilidade pela contaminação da água. Também encaminhamos o mesmo pedido à Feam e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, mas ainda não obtivemos retorno”.

Após tomar conhecimento dos resultados das análises laboratoriais, a Secretaria Municipal de Saúde de Ferros manteve a recomendação à população: não se banhar nas águas e não consumir peixes do rio até que os resultados das análises sejam satisfatórios.

Fonte: http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/06-07-2015/rio-santo-antonio-esta-com-ferro-acima-da-quantidade-tolerada

Piau foi a especie mais afetada - Addaf

População manifesta indignação com faixas ao longo do rio
População manifesta indignação com faixas ao longo do rio

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.