Submissões para o GT14: Antropologia dos Grandes Projetos: efeitos, conflitos e práticas de poder.

 

Está aberto para submissão de trabalhos o GT14: Antropologia dos Grandes Projetos: efeitos, conflitos e práticas de poder coordenado pelas professoras Deborah Bronz (UFF) e Raquel Oliveira (GESTA-UFMG) na 33ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, que ocorrerá entre os dias 28/08 e 03/09.

 

Descrição: 

Desde a década de 1980, a antropologia brasileira tem se debruçado sobre os efeitos sociais de grandes projetos, examinando os processos dramáticos de mudança socioambiental desencadeados pela construção de hidrelétricas. Inicialmente com foco sobre a atuação do setor elétrico, as experiências de deslocamento compulsório e as formas de mobilização e resistência organizadas, essa literatura permitiu a problematização da noção gerencial de “impacto” e apontou a importância do exame etnográfico de tais processos eminentemente conflitivos. Mais recentemente, ampliando tais abordagens para os estudos dos conflitos ambientais e das práticas de poder, a temática ganha relevância renovada, tendo em vista a intensificação da desregulação no campo ambiental, o contexto de multiplicação dos grandes projetos – extrativos, de infraestrutura, agroindustriais – e a recorrência dos desastres a eles associados. Este grupo de trabalho pretende reunir pesquisadores dedicados à compreensão dos conflitos ambientais, dos desastres, ao exame dos processos de violação de direitos e das iniciativas e estratégias políticas de enfrentamento mobilizadas pelas populações atingidas. Convidamos, ainda, antropólogos dedicados à análise das práticas de estado, institucionais e empresariais associadas aos grandes projetos, ligadas ao planejamento, à promoção da responsabilidade social corporativa e às estratégias de prevenção, pacificação ou domesticação dos conflitos.

 

As inscrições podem ser realizadas pelo site até 03/05/22:

33ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.