Violências de Mercado e de Estado no empreendimento minerário é tema de novo livro do Polos UFMG

polos

Via Polos UFMG

Dia 03 de maio, quinta-feira próxima, o Programa Transdiciplinar Polos de Cidadania da UFMG, lança o livro “Violências de Mercado e de Estado – no contexto do empreendimento minerário Minas-Rio Conceição do Mato Dentro – MG | 2015-2017”, com coordenação do Professor Dr. André Luiz Freitas Dias (FAFICH-UFMG) e Lucas Furiati de Oliveira. O lançamento acontecerá na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte, às 18 horas.

O livro conta com prefácio da coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof.ª Drª. Regina Helena Alves da Silva, e foi desenvolvido em virtude dos impactos gerados pela construção e implantação do empreendimento minerário Minas-Rio, da mineradora Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A. em Conceição do Mato Dentro e região.

Impactados estes, inclusive, no âmbito da transparência das informações em relação aos afetados pelo empreendimento.

Regina Helena afirma que “Afetados são aqueles que tiveram seus afetos retirados abrupta e brutalmente a partir de uma intervenção vinda de fora do espaço social onde vivem”.

Assim, ao longo do livro “Violências de Mercado e de Estado – no contexto do empreendimento minerário Minas-Rio Conceição do Mato Dentro – MG | 2015-2017” buscou-se contribuir para a visibilidade dos discursos e narrativas dos moradores afetados do Município de Conceição do Mato Dentro.

Para o coordenador geral e acadêmico do Programa Transdisciplinar Polos de Cidadania, prof. Dr. André Luiz Freitas Dias “o livro é necessário para denunciar a falta de informação e visibilidade das diversas violências cometidas pelo mercado no contexto da mineração e a omissão do Estado frente a tais ações”.

Ainda, segundo o Prof. André Dias, “dada a importância da comunicação no desenvolvimento de uma sociedade justa, escolhemos esta data, o dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e especificamente esta parceria com a Casa do Jornalista”.

O livro será distribuído gratuitamente durante o lançamento.

*Editado por Gabriel Lopo