COLETÂNEA SOBRE MINERAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL É LANÇADA NO ESPAÇO

Diante da maior tragédia ambiental do Brasil, com o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, questões referentes à mineração voltaram à tona no debate público. O cenário é complicado não só por aqui, mas em diversos países da América Latina, onde há uma apropriação indevida de bens naturais e culturais. Esse é o tema do livro Mineração na América do Sul: Neoextrativismo e Lutas Territoriais, que será lançado na próxima quarta-feira, dia 15, no Espaço do Conhecimento UFMG.

14725606_1001286993330932_1384952846089351490_n

Organizada por Andréa Zhouri, Paola Bolados e Edna Castro, a obra é uma coletânea de 15 ensaios que analisam e refletem sobre os processos de mineração, presentes nos países sul-americanos desde a colonização. Os textos foram apresentados no I Seminário Internacional Mineração na América Latina: neoextrativismo e lutas territoriais, em 2015, e agora estão reunidos em um único volume, que propõe questionamentos sobre a forma como a natureza e as riquezas imateriais de alguns povos são tratadas com descaso.

O lançamento contará com uma mesa redonda, que abordará a mineração em Conceição do Mato Dentro, o desastre em Mariana e a situação da Serra do Gandarela, dentre outros fatos recentes que envolvem a atividade mineradora. Participam do debate Andréa Zhouri (GESTA-UFMG), Ana Flávia Moreira Santos (GESTA-UFMG), Marcos Cristiano Zucarelli (GESTA-UFMG), Patricia Generoso Thomaz Guerra (REAJA – Conceição do Mato Dentro), Maria Teresa Corujo (MOvSAM) e atingidos pelo projeto Minas-Rio e pelo desastre da Samarco.

Resistindo pelas imagens
Um dos capítulos da coletânea foi escrito por Andréa Zhouri em co-autoria com as ativistas Patricia Generoso Thomaz Guerra e Maria Teresa Corujo. Esta última, representante do Movimento pelas Serras e Águas de Minas (Movsam), contribuiu para a produção do vídeo Não Vale a Pena, que será exibido no evento de lançamento do livro. O documentário, de 38 minutos, está disponível no Youtube, pelo link https://goo.gl/CBj5Eq.

Fonte: Espaço do Conhecimento UFMG

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.