Defesa da tese: “Imprensados no tempo da crise: A gestão das afetações no desastre da Samarco (Vale, BHP Billiton) e a crise como contexto no território tradicionalmente ocupado na foz sul do Rio Doce”

Gesta convida para a defesa da tese da Doutoranda Flávia Amboss Merçon Leonardo, intitulada: “Imprensados no tempo da crise: A gestão das afetações no desastre da Samarco (Vale, BHP Billiton) e a crise como contexto no território tradicionalmente ocupado na foz sul do Rio Doce”.

A tese aborda o rompimento da barragem de rejeitos de mineração, na cidade de Mariana, MG, em 2015 e o carreamento desses rejeitos no leito do rio Doce engendrou uma crise em diversos municípios e povoados atingidos nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Dentre as regiões atingidas, essa tese analisa a região litorânea do estado do Espírito Santo, onde está situada a foz sul do rio Doce. O desastre sociotécnico é compreendida como um momento crítico na vida dos moradores na vila de Regência Augusta e nos povoados adjacentes, engendrando mudanças no cotidiano da localidade, mesmo antes dos rejeitos atingirem suas imediações. Com a chegada da lama e o transcorrer do tempo, os múltiplos efeitos do desastre são ampliados na vida dos moradores. As afetações engendradas com o desastre são vivenciadas no cotidiano dos interlocutores como uma desordem crônica, ou seja, elas ampliam situações de conflitos ambientais vivenciados anteriormente naquela região. A tese examina os procedimentos institucionais e corporativos adotados no contexto do desastre da Samarco (Vale e BHP Billiton) no rio Doce, enfatizando as tecnologias dedicadas a gestão da crise e suas afetações entre os moradores nesse território tradicionalmente ocupado na foz sul do rio Doce.

Data: 25/04/ 2022 – Segunda-feira

Horário: 13:00 horas

Local: Auditório Carangola – 1º andar do Prédio da FAFICH/UFMG (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte/MG)

Link para assistir online: Defesa Flávia Amboss

Cartaz_Defesa_Flávia Amboss

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.