Lançamento do documentário “Do outro lado da serra” – FAFICH (UFMG)

No dia 26 de março de 2024 aconteceu, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (FAFICH-UFMG), o lançamento do documentário “Do outro lado da serra”. O documentário tem 40 minutos e é fruto de um trabalho coletivo, de longo prazo, tendo sido elaborado a partir de material de pesquisa antropológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizada entre os anos de 2013 e 2018. Sua construção contou com a colaboração de muitas pessoas, com destaque para Samora N’zinga, que foi o responsável por montá-lo em meados de 2020.

A exibição do documentário foi seguida de uma roda de conversa com a presença de Joãozinho, Ramon, Geralda, Gisele e Juliana – representantes das comunidades da região – além de Samora N’Zinga (Diretor do documentário), Dr. Edmundo Dias (Procurador do MPF) e Dra. Ana Beatriz (Coordenadora do projeto).

Após 10 anos de diálogo com os moradores e ex-moradores dos vários lugares em que foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó, com os vários gestores do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e com a colaboração valiosa do Ministério Público Federal (MPF) ao longo do processo, teve-se a grata satisfação de verificar uma mudança no curso da história, tendo, além disso, o documentário como um registro audiovisual do processo violento de expropriação dos moradores do Parque.

Assista o documentário em sua íntegra através do YouTube do Projeto Cipó, que está disponível no link: https://youtu.be/9_ptcfONztw?si=JWcd_TWYYWO16-_8.