Mesa Redonda e Aula Inaugural do PPGAN/UFMG

MESA REDONDA E AULA INAUGURAL PPGAN

• Mesa Redonda: Encontros da Antropologia em Minas Gerais

No ano de 2023, a Reunião Brasileira de Antropologia comemora seus 70 anos de história. Em celebração, acontecerá a Mesa Redonda “Encontros da Antropologia em Minas Gerais” no dia 28/09 (quinta-feira) com as presenças de Cornélia Eckert (UFRGS), Nilma Lino Gomes (UFMG), Candice Vidal e Souza (PUC Minas) e Ruben Caixeta de Queiroz (UFMG). Comentários de Andréa Zhouri, professora da UFMG e atual presidente da Associação Brasileira de Antropologia.

Esse evento comemorativo também se apresenta como uma preparação para a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, que acontecerá entre 23 e 26 de julho de 2024 na UFMG.

Data: 28 de setembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório Carangola (FAFICH)

 

• Aula inaugural do PPGAN com a Profa. Cornélia Eckert (UFRGS)

No dia 29 de setembro (sexta-feira), a Profa. Cornélia Eckert conduzirá a Aula Inaugural do PPGAN-UFMG, que terá como tema “Memória Ambiental e Etnografia da Duração: coleções etnográficas no Banco de Imagens e Efeitos Visuais – BIEV/UFRGS”.

Eckert apresentará o projeto de produção de coleções etnográficas sobre a memória coletiva vivida pelos/as citadinos/as em diferentes experiências temporais no formato de acervo digital multimídia, na consolidação de um patrimônio etnográfico das práticas e saberes do viver em contexto urbanos. Abordará ainda o tema da memória ambiental para exemplificar o processo de tratamento documental do suporte fotografia, na criação de narrativas etnográficas como constelações de imagens que denominamos de etnografias da duração.

Data: 29 de setembro (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: Auditório Baesse (FAFICH)

 

 

 

6

 

 

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.