O desastre no Rio Doce é tema da edição de junho do Quintas de Antropologia com o GESTA

As inscrições para o seminário de Junho no Quintas de Antropologia com o GESTA já estão abertas!

Neste mês, temos a honra de convidá-los a ouvir e conversar com a professora Raquel Oliveira, pesquisadora e Co-coordenadora do GESTA/UFMG. Professora do Departamento de Sociologia da UFMG e do Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território, Raquel Oliveira tem reconhecida trajetória como pesquisadora nessa área, tendo sido agraciada em 2018 com o prêmio Jovem Cientista em Direitos Ambientais, da Associação Brasileira de Antropologia.

Na palestra, intitulada “Políticas do Tempo no Desastre: O Laboratório da Reparação no Rio Doce”, a expositora irá examinar as disputas em torno da política do tempo no desastre associado ao rompimento da barragem de Fundão, explorando os dispositivos corporativos e estatais de controle do tempo, que produzem, a partir da gestão delongada da reparação, durações rentáveis da morosidade. Problematiza, de outro lado, os ideais de celeridade e eficiência associados à confecção de acordos extrajudiciais que operam sobre o porvir das vítimas. O argumento é o de que os apuros mobilizados pelo imperativo de autocomposição das partes terminam constituindo uma temporalidade contra-legal calcada na lógica de emergência e da exceção em detrimento de direitos essenciais.

A palestra ocorrerá no dia 30/06/2022, às 17h, no Auditório Carangola, da FAFICH, e serão emitidos certificados mediante inscrição.

Inscreva-se no segundo seminário do Quintas de Antropologia com o GESTA, pelo link.

Cartaz Quintas_page-0001

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.