Programa de extensão do GESTA-UFMG recebe prêmio nacional!

O programa “Observatório dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais: tecnologias sociais e justiça ambiental”, coordenado pelas professoras Andréa Zhouri (DAA-UFMG), Raquel Oliveira (DSO-UFMG) e Ana Flávia Santos (DAA-UFMG), recebeu nesta sexta-feira, dia  14 de outubro de 2022, o 1º Prêmio ANPOCS de Extensão Universitária. A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) avaliou a relevância do tema e de sua abordagem, o impacto social da proposta, seu caráter inovador e o perfil do público beneficiado. Dos vinte e quatro inscritos, foram escolhidos quatro vencedores e duas menções honrosas.

O Observatório é constituído por uma equipe interdisciplinar envolvendo alunos e alunas dos cursos de Antropologia, Ciências Socioambientais, Ciências Sociais, Direito e Geografia da UFMG. Ele é fruto de ações de extensão conduzidas pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA) nos últimos 20 anos. O propósito central do programa é promover a formação e o fortalecimento de redes de articulação política, construção compartilhada de conhecimento e intercâmbio de experiências entre pessoas e grupos que enfrentam danos e violações dos direitos aos seus territórios por grandes projetos, seja de infraestrutura, mineração, especulação imobiliária em áreas urbanas, dentre outros.

O GESTA agradece o reconhecimento e reafirma o seu compromisso junto às comunidades envolvidas em conflitos socioambientais e/ou atingidas por desastres, bem como junto aos parceiros acadêmicos e a demais movimentos e organizações sociais atuantes na promoção da justiça ambiental! O núcleo agradece ainda às seguintes instituições de apoio: PROEX-UFMG,  FAPEMIG e CNPq.

Projeto de extensão do GESTA-UFMG recebe prêmio nacional!(01)_Sem_o_cimento

Equipe do GESTA, moradores de Paracatu (MG) e equipe da Cáritas,

durante o processo de cartografia social em Mariana, em 2018.

Conheça o Observatório: (https://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/observatorio-de-conflitos-ambientais/

Assista ao vídeo no canal do GESTA no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1v8Y9N1HqZg

E acompanhe o grupo nas redes sociais:

Instagram (@gesta_ufmg) e Facebook (@gestaufmg)