Quintas de Antropologia com o GESTA: A “Seca Gorda”: aprendizados do Semiário de Minas Gerais na estiagem prolongada (2011/2019)

Quintas de Antropologia com o GESTA | A “Seca Gorda”: aprendizados do Semiárido de Minas Gerais na estiagem prolongada (2011/2019).

No segundo Quintas de 2025, temos a honra e alegria de receber Eduardo Ribeiro, professor do Instituto de Ciências Agrárias, pesquisador e Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG para um debate sobre a “Seca Gorda” no Semiárido mineiro.

Entre 2011 e 2019 ocorreu a estiagem mais duradoura já observada no Semiárido brasileiro. A população rural perdeu corpos d’água, safras e rebanhos. No entanto, ao contrário do que ocorreu até os anos 1990, não foram registrados episódios de fome, retirada ou saque, e aquela foi denominada por agricultores como “seca gorda”, porque mantiveram acesso a água, comida e trabalho. Usando dados publicados e de pesquisas de campo sobre o Semiárido de Minas Gerais – vale do Jequitinhonha e Norte mineiro – e analisando a seca na escala microscópica da localidade e da família rural, esta comunicação debate as circunstâncias que permitiram esse sucesso. Indica que o resultado se deve à combinação entre programas públicos, melhorias de renda e organização comunitária, mas que a continuidade da situação não é assegurada: depende de decisões pessoais de governantes e das frágeis soluções emergenciais de abastecimento de água.

ATENÇÃO: Este Quintas acontecerá, excepcionalmente, numa quarta-feira, dia 04 de junho.

Data: 04 de junho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Auditório Baesse, 4° andar FAFICH/UFMG

Se inscreva pelo QR code ou através do link.

WhatsApp Image 2025-05-19 at 21.55.29

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.