Quintas de Antropologia com o GESTA | Mulheres e Meio Ambiente: Redes de Colaboração Contra a Terra Arrasada
O GESTA-UFMG abre a temporada 2025 do Quintas de Antropologia com a mesa-redonda “Mulheres e Meio Ambiente: Redes de Colaboração Contra a Terra Arrasada”.
Temos a honra de receber as pesquisadoras Deborah Bronz (UFF) e Felisa Anaya (Unimontes), além das ativistas Luzia Queiroz (atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, Mariana-MG) e Maria de Fátima Alves (apanhadora de flores sempre-vivas e integrante da Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas).
Na ocasião, será lançado o livro “Terra Arrasada”, que reúne artigos acadêmicos e depoimentos de interlocutores de pesquisa para discutir os desafios ambientais e os direitos de povos e comunidades tradicionais diante do atual contexto de desmonte ambiental no Brasil. No livro, assim como na mesa redonda, as autoras e palestrantes buscam contrabalancear “a aridez dessa ‘terra arrasada’ a partir das margens enquanto espaços de criatividade e de poder contra-hegemônico, de onde é possível desafiar as circunstâncias hostis com visões alternativas de futuro”.
A coordenação deste Quintas será da pesquisadora Andréa Zhouri (GESTA-UFMG), coordenadora do projeto Territórios, Corpos e Meio Ambiente, apoiado pelo CNPq.
Data do evento: 10 de abril de 2025
Local: Auditório Carangola (Fafich/UFMG)
Horário: 14:00
Acesse o link para inscrição aqui.