A matemática da gestão e a alma lameada: crítica à mediação em licenciamentos e desastres na mineração

A publicação é resultado da tese de doutorado do autor em Antropologia Social, defendida em 2018, junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAn/UFMG), e denominada “A Matemática da Gestão e a Alma Lameada: os Conflitos da Governança no Licenciamento do Projeto de Mineração Minas-Rio e no Desastre da Samarco”. A tese foi ganhadora da Edição 2019 do Prêmio de Estudantes da Rede WATERLAT-GOBACIT, uma rede dedicada à pesquisa, ensino e ação prática em relação com a política e a gestão da água. O Prêmio é outorgado às dissertações de mestrado e teses de doutorado apresentadas por estudantes da Rede em competição anual.

O leitor poderá trilhar ao longo deste livro os caminhos da investigação sobre as formas de gestão e de resolução de conflitos, a partir de dois casos envolvendo a atividade de extração de minério de ferro no Brasil: o licenciamento ambiental do complexo Minas-Rio e o desastre da Samarco.