TRAMAS PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL: diálogo de saberes e práxis emancipatórias

O livro “Tramas para a justiça ambiental: diálogo de saberes e práxis emancipatórias” foi organizado por integrantes do Núcleo Tramas – Trabalho, Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará. Além dos capítulos que descrevem e refletem sobre a experiência do Núcleo, a publicação apresenta as contribuições de grupos de pesquisa, pesquisadores e pesquisadoras parceiros, de diversas universidades do Brasil, que trabalham na perspectiva da ciência emancipatória. Assim, o livro reúne reflexões teóricas e metodológicas, e as pistas que esses coletivos foram descobrindo e construindo por meio do diálogo de saberes com territórios e movimentos sociais que vivem conflitos ambientais.

A publicação pretende ser mais um meio de visibilizar as resistências que se tecem na relação entre grupos sociais e grupos acadêmicos para o enfrentamento de conflitos ambientais: existimos e resistimos, ao questionar epistemes, experimentar possibilidades outras na formação de pessoas e na construção de conhecimentos, e ao recriar a relação universidade-sociedade, alimentados por outros sentidos.

Nas palavras da Dra. Alba Pinho, professora do Departamento de Ciências Socias da UFC, que escreve o prefácio do livro: “esta obra, vem a público em um momento estratégico em que precisamos renovar energias emancipatórias, a enfrentar a exacerbação das políticas neoliberais, no interior de um Estado autoritário e submetido aos interesses do capital, em meio às expressões do neoconservadorismo e, mesmo, do fascismo societal. Neste cenário adverso, se faz necessária a comunhão de esperanças e de forças libertárias para avançarmos neste enfrentamento de classes. Mais do que nunca é preciso construir Epistemologias do Sul, em experiências dissidentes. Impõe-se a exigência da crítica e da práxis emancipatória. Este livro surge de dentro das tessituras dessa resistência imprescindível.”

(Fonte: http://www.tramas.ufc.br/?p=853)