Quintas de Antropologia com o GESTA

O idioma da percepção: Violência simbólica e administração da insegurança nos licenciamentos ambientais da fronteira minerária no Médio Espinhaço (MG) 

 

Nesta edição, receberemos a Prof.ª Dr.ª Ana Flávia Santos, cientista social com mestrado em Antropologia pela UnB e Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Atuou como analista pericial em antropologia no MPF e é professora do DAA/UFMG. É uma das coordenadoras do GESTA/UFMG e do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e GP da ABA, onde integra, também, o de Laudos Antropológicos.

Nesta palestra, partirá da experiência de pesquisa e atuação junto às comunidades afetadas pelo complexo minerário Minas-Rio, para propor uma genealogia das estratégias discursivas que vêm instituindo novas gramáticas da violência na economia de visibilidades do licenciamento em MG. Demonstrará como a rotinização dos usos circunscritos da pseudo-noção de “impacto suposto” está na origem de um “idioma da percepção”, sugerindo que as soluções de consenso encontram-se lastreadas na administração artefactual da insegurança e na corrosão administrativa dos direitos das comunidades.

 

Data: 19 de outubro de 2023
Local: Auditório Carangola (Fafich/UFMG)
Horário: 16:00
Link para inscrição: https://forms.gle/QFnFAaRb5c7p2FEY8

 

WhatsApp Image 2023-10-16 at 15.31.40

 

 

 

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.