O Observatório dos Conflitos Ambientais é um portal eletrônico desenhado para tornar o Mapa dos Conflitos Ambientais em Minas Gerais uma ferramenta mais dinâmica e interativa. O Mapa foi desenvolvido como resultado de pesquisa em interface com extensão pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA/UFMG), em parceria com o Núcleo de Investigações em Justiça Ambiental (NINJA/UFSJ) e o Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA/UNIMONTES), e contou com apoios da FAPEMIG e do CNPq.

A pesquisa que deu origem ao Mapa dos Conflitos teve início em 2007. O lançamento do portal aconteceu em 2010 e reuniu quase 500 casos de conflitos registrados até então no estado de Minas Gerais. É importante lembrar que, apesar de significativo, este número não representa uma expressão quantitativa dos conflitos ambientais no estado, mas um registro dos casos mais emblemáticos e das temáticas mais recorrentes.

Agora, no formato Observatório, o Mapa ganhou maior dinamicidade. Com o envio de informações on line,  a atualização dos conflitos registrados tornou-se mais ágil e interativa, favorecendo as trocas de experiências entre os cidadãos envolvidos nesses e em outros casos de injustiça ambiental. Além disso, o Observatório dos Conflitos Ambientais em Minas Gerais dará mais visibilidade aos casos, já que possui canais de comunicação direta pelo Twitter e pelo Facebook, além de feed de notícias atualizado. Com isso, o Observatório se coloca como uma ferramenta útil nas lutas pelo reconhecimento de direitos na nossa sociedade.

Além do Mapa, o usuário encontrará no Observatório dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais: teses, dissertações e monografias relacionadas à temática ambiental; textos analíticos e livros publicados por autores engajados com o tema; notícias relacionadas aos casos de conflito ambiental; relatórios e pareceres técnicos produzidos pelos grupos de pesquisa no âmbito das ações de assessoria a grupos atingidos; cartilhas de conscientização e informação para fortalecimento da cidadania, e muito mais. O usuário, através do portal, poderá também se colocar diretamente em contato com o GESTA/UFMG, o NIISA/UNIMONTES e o NINJA/UFSJ, enviando seu relato de conflito ambiental para inclusão no Mapa.