Pesquisa do GESTA é premiada na Semana de Conhecimento da UFMG.


A aluna Marina Abreu Torres, bolsista do GESTA recebeu o premio de Iniciação Científica na Semana do Conhecimento da UFMG

Durante a cerimônia de encerramento da 23ª edição da Semana do Conhecimento UFMG, os melhores trabalhos de graduação, pesquisa e extensão receberam premiação.

A vice-reitora Sandra Regina Goulart Almeida, reitora em exercício, destacou o caráter multidisciplinar do evento, que engloba saberes que extrapolam o científico, entre eles os de natureza cultural. “Por isso, mudamos o nome do evento (antes, Semana do Conhecimento e Cultura), que era redundante”, explicou.

Ela mencionou também a indissociabilidade entre as três vertentes fundamentais da Universidade – ensino, pesquisa e extensão –, aspecto inerente à natureza do evento, e reiterou o compromisso da Universidade de produzir conhecimento por meio da interação com a sociedade. “A ciência e a tecnologia devem ser, acima de tudo, artifícios de desenvolvimento social”, disse Sandra Goulart Almeida.

A pró-reitora de Pesquisa, Adelina Martha dos Reis, parabenizou a organização do evento, que, segundo ela, foi “muito bem-sucedido graças ao empenho de todos os setores da universidade”.

O pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, destacou que a premiação da Semana do Conhecimento é importante instrumento de busca pela qualidade em todas as atividades realizadas no âmbito da UFMG. Takahashi acrescentou que, dado o altíssimo grau de dificuldade para o julgamento dos trabalhos, “todos os participantes, incluindo aqueles não premiados, devem sentir-se igualmente honrados”.

No âmbito da Graduação, veja os contemplados com o prêmio principal e os responsáveis por suas respectivas inscrições:

Inserções intra-institucionais e interinstitucionais para a construção terminológica bilíngue e bimodal – Língua Portuguesa e Libras (Maria de Lourdes Vieira)

Material didático virtual para ensino de Odontologia em laboratório multidisciplinar (professora Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto)

Monitoria do Departamento de Direito e Processo Penal(professor Túlio Lima Vianna)

Monitoria do Departamento de Engenharia Eletrônica(professor Murilo Eugênio Duarte Gomes)

Monitoria do Departamento de Instrumentos e Canto(professor Marcelo Penido Ferreira da Silva)

Monitoria do Depto. de Introdução Estudo do Direito e Direito Trabalho (professora Lívia Mendes Moreira Miraglia)

Ser ou não ser atingido: as consequências da mineração na comunidade de Água Quente, Conceição do Mato Dentro – MG(professora Andréa Zhouri)

Telenfermagem: Ferramenta para Educação Permanente em Saúde (professora Solange Cervinho Bicalho Godoy)

Trabalho de Conclusão de Curso no Currículo do Curso de Odontologia da UFMG: Construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (professora Raquel Conceição Ferreira)

Treinamento de Habilidades Práticas de Fisioterapia por meio de Material Didático Eletrônico em Ambiente Virtual de Aprendizado (professora Aline Alvim Scianni)

Menção honrosa:
Centro de Produção e Documentação do Teatro Universitário(professora Denise Araújo Pedron)

Imersão Docente no Centro Pedagógico da UFMG: Espaço de Formação de Professores (professora Kely Cristina Nogueira Souto)

Inovação na Qualidade do Ensino: Construção de Indicadores para Avaliação do Processo de Implantação do Novo Currículo do Curso de Odontologia da UFMG (professora Maria Inês Barreiros Senna)

Monitoria da Faculdade de Letras (professor Cristiano Silva de Barros)

Monitoria do Depto. de Cartografia (professora Úrsula Ruchkys de Azevedo)

Monitoria do Depto. de Parasitologia (professora Élida Mara Leite Rabelo)

Monitoria do Depto. de Projetos (professor Roberto Eustaáquio dos Santos)

PET/Engenharia Florestal (professor Christian Dias Cabacinha)

PET/Saúde – Primeiro de Maio (professora Claudia Lins Cardoso)

Programa ENG200 – Uma Proposta de Inovação para Educação em Engenharia (professor Alessandro Fernandes Moreira)

Pronoturno do Colegiado do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (professor Luis Moraes Coelho)

Recriando o Ensino de Cirurgia: Emprego de Novas Metodologias de Ensino e de Aquisição de Habilidades Essenciais, no Novo Currículo Médico da UFMG (professor Marco Antônio Gonçalves Rodrigues).

Esta edição da Semana premiou também os melhores portfólios apresentados. O primeiro lugar ficou com Alessandra Junho Gama Belo e, empatadas na segunda posição, figuraram Aline Moreira André e Josiane Aparecida Alves de Freitas.

Entre os trabalhos apresentados no XVII Encontro de Extensão, classificados por área de atuação, os premiados são os seguintes:

Comunicação: Programa “Ciência no ar”: integração entre projetos de divulgação científica, de Bárbara Ávila Maia; eProsa com Pompéu: o resultado de um trabalho conjunto, de Priscilla Nelsina Lunardi (menção honrosa)

Cultura: Selo de Gravação e Edição Minas de Som: Manutenção do Guia Eletrônico Canções Brasileiras, de Yangmei Hon; e Circuito Cultural Vieira Servas – Sistema de Cultura e Políticas Públicas, de Cristina Camila Teles Saldanha (menção honrosa)

Direitos Humanos e Justiça: Divisão de Assistência Jurídica, de Leticia Cristina de Oliveira Melo.

Educação: O Observatório da juventude da UFMG, de Everton Silva Pereira;
Música na Escola – Projeto Integrado CMI/UFMG, de David Luiz Chaves Abranches da Silva (menção honrosa)

Programa Comviver na Abet: ações psicopedagógicas voltadas para inclusão social de crianças com síndromes neurológicas atendidas na Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa, de Lucas Henrique de Carvalho (menção honrosa)

Meio Ambiente: Aprendendo no rural: uma experiência com estudantes do Ensino Fundamental no sítio de Saluzinho, de William Gleidson Alves Torres
Mapeamento e monitoramento geo-participativo de microbacias hidrográficas, de Guilherme de Oliveira Parreiras (menção honrosa)

Saúde: O enfermeiro no ambulatório de acompanhamento a criança de risco do HC, de Renata Keren Cordeiro dos Santos
Cuidado Farmacêutico a Cardiopatas Chagásicos e Não Chagásicos Atendidos em Clínica de Anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG, de Raissa Carolina Fonseca Candido (menção honrosa)

Tecnologia e Produção: Tecnologias Sonoras Terapêuticas, de Vitoria Rodrigues Ribeiro
Gestão da Agroindústria e cultivo da Cana-de-açúcar para assentamentos do Norte de Minas Gerais, de Pedro Junio de Oliveira Dantas (menção honrosa)

Trabalho: Programa Catadores de Sonhos, de Karine Nieman Botelho de Moura
Aplicações de boas práticas agropecuárias a propriedade produtora de leite no município de Bocaiuva, norte de Minas Gerais, de Iran Scarcella de Carvalho Junior (menção honrosa).

Foram cerca de quatro mil os trabalhos inscritos, de autoria de estudantes de graduação, pós-graduação e extensão. Na área da iniciação científica, concorreram mais de dois mil trabalhos de alunos de graduação e do ensino médio, bolsistas ou voluntários, analisados por cerca de 500 avaliadores.

Os pôsteres foram expostos nos dois primeiros dias na unidade acadêmica do orientador do projeto e os trabalhos selecionados estiveram no saguão da Reitoria até a manhã de hoje, quando foram avaliados por um comitê externo à Universidade.

Cada avaliador analisou cerca de dez pôsteres. Do total selecionado para a exposição final, 10% receberam menção honrosa. Dois de cada área receberam o prêmio especial.

_MG_2870-thumb

O GESTA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários. Usando sua conta do Facebook, você estará sujeito aos seus termos de uso e politicas de privacidade.