NÃO FAZ DIFERENÇA QUEM ESTÁ NO GOVERNO, CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO E SUA POPULAÇÃO CONTINUAM SENDO VIOLENTADOS!

Reaja

Em mais um exemplo de descaso com o município e a população de Conceição do Mato Dentro, foi interditada no último dia 16 de setembro  a Escola Estadual Daniel de Carvalho.

Na manhã do dia 17 de setembro, pais e alunos encontraram os portões fechados e foram comunicados da interdição do prédio da escola. Não há definição sobre o retorno das aulas para os quase 400 alunos que estão matriculados.

A população de Conceição e  castigada e, novamente, é tratada com  ZONA DE SACRIFÍCIO.

Em abril de  2013, a interdição da  E. E.  São Joaquim  deixou outros 1300 alunos sem aulas durante mais de 30 dias, passando a funcionar em uma estrutura improvisada de um poliesportivo da cidade. Atualmente  funciona em 2 prédios distintos, em situação ainda provisória.  Antes, a Escola Municipal João Lima também havia sido interditada e só voltou a funcionar em julho de 2014.

img_9419

A interdição da E.E.Daniel de Carvalho (de 1º a 5º ano)  acontece na mesma semana que a Secretaria de  Educação de Minas Gerais lança a campanha “VEM” propondo a virada na Educação de Minas, com todas as escolas de portas abertas  para incentivar o retorno dos alunos à  escola,  o que torna ainda mais contraditória a situação vivida pela população de Conceição do Mato Dentro.

O governo de Minas – gestões Aécio Neves, Antônio Augusto Anastasia e Alberto Pinto Coelho – prometia todo o apoio a Conceição, enquanto negociava e licenciava a desastrosa, escandalosa e imoral implantação do projeto Minas-Rio capturando água e minério de ferro na serra do Espinhaço (localmente conhecida como serra da Ferrugem).

No atual governo de Pimentel, pelo menos até agora, o descaso continua a conduzir a atitude de secretarias e autoridades que, assim, somam a prefeitos e secretários municipais com uma longa história nesse sentido.

A população de Conceição não tem a quem mais recorrer. A cidade virou refém de um projeto minerário que não honra seus compromissos e as instituições públicas locais aguardam os recursos prometidos pelas autoridades mineiras, que pactuaram com a mentira para enganar e iludir toda uma população.

Nos últimos meses, enquanto um mineroduto leva nossa água com minério para o estado do Rio de Janeiro, a bacia do rio Santo Antônio oscila entre estados de atenção e alerta quanto à escassez de água, que atinge a agropecuária local e vários municípios, cidades e distritos da região. Sem falar no

A criminalidade aumentou neste período acintosamente. Várias execuções, estupros, assaltos à mão armada tornaram-se habituais na cidade que está perdendo  o clima de confiança, paz e segurança.

O sucateamento da educação parece  fazer parte do plano estratégico traçado para Conceição:   EXTRAIR, além da ÁGUA e do MINÉRIO, a  VIDA e a  capacidade de COMPREENSÃO e  INTERPRETAÇÃO da realidade vivida pela população.

A sequência de violações de direitos cometidas contra Conceição do Mato Dentro  já ganhou repercussão em cenários internacionais- como o que ocorreu recentemente no Vaticano – será cobrada,  de uma forma de ou de outra,  das autoridades investidas no poder de execução, fiscalização e controle que detinham ou detém o poder  e dever de promover o bem comum.

REAJA novamente vem a público dizer que não aceitará que os Conceicionenses sejam tratados com tanto desrespeito e apela aos demais cidadãos e autoridades interessadas para nos ajudar a garantir os nossos direitos fundamentais.

SOMOS uma mesma COMUNIDADE! Somos todos conceicionenses!

667b96492820bd6f62e496a86e1be171